O que é Puericultura?

Puericultura



Você está esperando um bebê? 
Quer se informar e se preparar para o parto e nascimento de seu filho?
Quer alguém que te acompanhe durante o trabalho de parto?
Ou você já tem um bebê e precisa de orientação sobre seus cuidados, ajuda na amamentação ou dúvidas que gostaria de esclarecer?
Gostaria de participar de grupos de gestantes ou grupos de mães e bebês?
Entre em contato conosco e conheça o Grupo Mulheres Alfa, em Florianópolis.


O que é a Puericultura.

‘Pueri’ significa ‘criança’ - ‘Cultura’ significa ‘cuidado’.
Puericultura: Cuidados da Criança

Visa o desenvolvimento saudável das crianças, tanto em seu aspecto físico como mental e emocional.
A puericultora trabalha na área da saúde, acompanhando e orientando a mulher em seu processo de gestação, parto e pós-parto, brindando informação, contenção e apoio.

Os pais podem consultar uma puericultora durante a gestação, para se informar e esclarecer dúvidas, pois isso ajuda na prevenção de futuros problemas. Também podem acudir a ela durante os primeiros momentos após o parto e no período de amamentação, assim como em outras etapas importantes de seu bebê.


Modalidade de trabalho: 
*Encontros individuais ou em grupo, para conversar e tirar dúvidas sobre:
‘preparação para o parto’, ‘amamentação’, ‘cuidados do recém-nascido’, ‘vinculo com o bebê’, ‘sono’, ‘desmame’, ‘desfralde’, entre outros. Recomendação de leituras. 
*Visita domiciliar pós-parto para acompanhar, orientar e auxiliar nos primeiros momentos pós-parto e no inicio da amamentação. 
* Orientação e ajuda em casos de fissuras dos mamilos, dor nos seios, ingurgitamento, mastite, etc. 
*Orientação sobre extração manual, conservação do leite e volta ao trabalho. 
*Assistência para casos especiais, brindando informação sobre técnicas específicas de amamentação, assim como formas de propiciar o vinculo afetivo. Casos de; bebês prematuros, internados, com necessidades especiais, gêmeos. 
*Encontros Grupais de Mães: partilhar suas experiências com outras mulheres que estão vivendo uma situação similar, tirando dúvidas, se ajudando e se nutrindo mutuamente. 
*O grupo tem um grande poder de cura e transformação* 

A maternidade, assim como a paternidade, é um momento maravilhoso, mas que também traz consigo muitas dúvidas e a necessidade de encontrar respostas e se informar. Os pais ficam mais vulneráveis e podem precisar de apoio, principalmente a mulher. Na sociedade atual, as mulheres passam muitas horas sozinhas com o bebê, não como antes que as tribos permaneciam unidas e as mulheres da família estavam presentes, funcionando como apoio e contenção. Por isso surge a figura da puericultora, uma mulher que acompanha outra mulher, brindando não apenas informação e ajuda, mas também apoio e conforto. Sempre respeitando as escolhas e decisões de cada casal, assim como seus valores e sua cultura.

Emponderando a mulher-mãe para devolver a confiança em si mesma, propiciando assim que encontre suas próprias respostas, muitas estão dentro de si mesma. Não se trata de oferecer soluções mágicas para os “problemas”, ou impor uma forma de agir e de pensar alheia á realidade de cada família.

As informações brindadas geralmente tem um fundamento cientifico, sobre temas relacionados à gestação, parto e pós-parto e sobre as necessidades físicas e psicológicas do bebê, para que ele possa obter um desenvolvimento saudável e vínculos afetivos satisfatórios.










Nenhum comentário:

Postar um comentário