Conheci a Bianca e o Sérgio no curso de preparação para o parto que ministramos, eles tem a pequena Sofia que veio de uma cesárea desnecessária e com final bem doloroso. Então, ela decidiu que dessa vez seria diferente, que iria blindada de informações pra evitar uma nova cesárea. Durante o curso ela me chamou pra ser sua doula e então nos restou esperar pelo Léo!
Dia 05/02 recebo sua ligação as 06:00hs da manhã, a bolsa tinha rompido. Ela estava tranquila, feliz. Falei que iria me arrumar, preparar tudo pra levar a Camille pra minha mãe e que retornava a ligação em seguida. depois de tudo pronto retornei a ligação e as contrações já tinham começado, como moramos muito longe eu em Palhoça e ela no Rio Vermelho achei que seria bom ir vê-la. Cheguei as 10:00 lá, e assim que abriram o portão a pequena Sofia me pediu: - Tia, não deixa cortar a barriga da minha mãe de novo... Como não amar de imediato uma criança assim? <3 A casa estava em clima de festa, pai, mãe, filha e doula, conversando, brincando, as contrações eram leves e espaçadas, fiz então um escalda pés com óleo essencial de lavanda e laranja, e uma leve esfoliação com sal que além de massagear e hidratar a pele ajuda na circulação. Em seguida chegou a Ju, uma enfermeira Hanami que a Bianca contratou, tirou a temperatura, auscutou e tudo ótimo! Combinamos então de ir almoçar e descansar, e depois sim dar uma boa caminhada, a Ju foi e eu fiquei, almoçamos e por acaso encontramos a Maíra que é minha sócia e tbm deu curso pra Bianca, foi gostoso conversar, contar como estava sendo, sentir a energia positiva dela. Depois do almoço a Bi e o Sérgio foram descansar e eu fiquei brincando com a Sofia, depois do cochilo da Bianca foi a minha vez, e de repente acordo com a Sofia me tapando, ela disse que quando dormimos sentimos frio rsrs. As contrações aumentavam e a Bianca ali, forte, se alongando, concentrada, contávamos as contrações, fazia massagens...
Já devia ser umas 18:00hs, fizemos um lanche e ligamos pra Ju avisando que iríamos na praia. Lá encontramos um casal de amigos deles com um bebê, ficaram super feliz em saber do TP e também mandaram boas energias, apoiaram muito e contaram sua experiência de parto também, ficamos um bom tempo conversando e fomos caminhar.
Bianca já não conseguia mais caminhar muito e logo voltamos, chegamos juntos com a Ju, pouco a pouco a Bianca foi precisando de mais suporte físico, fazíamos massagem, caminhávamos, a Bianca ia pro chuveiro, bola e então combinamos de ir à maternidade às 21:00hs pra iniciar o antibiótico que é recomendado a partir de 18hs de bolsa rota. O Sérgio pediu uma pizza, jantamos e fomos. Chegamos e ela estava com 5cm de dilatação, se a bolsa não tivesse rompido, poderíamos esperar mais pra ir à maternidade. Fomos então para a suíte de parto e deixamos tudo escurinho e a Bianca e o Sérgio sozinhos, ficamos na salinha ao lado. Foi ótimo, logo começamos a ouvir gemidos intensos da Bianca, privacidade é fundamental no trabalho de parto. De tempos em tempos entrávamos no quarto pra ver como tudo estava e ajudar no que fosse preciso. Logo ela precisou de mais e mais suporte, tanto físico quanto emocional, Bianca sentia muita dor, mas estava decidida a ter seu VBAC, usava a banheira pra aliviar as dores, bola, chuveiro, massagens. As contrações estavam intensas, ritmadas e logo chegou a transição. Essa é a parte mais difícil pra maioria das mulheres, muitas pensam em desistir e nessa hora o apoio do companheiro e da doula fazem toda a diferença. Ela gritava, pediu analgesia mas conseguimos ir lidando com a situação, muita massagem, muito carinho, muitas palavras de apoio, a Ju também foi maravilhosa e levou a Bianca pro chuveiro. Nessa hora chegou a fotógrafa e foi aí que a Bianca recebeu uma injeção de animo, pois sabia que estava perto.
Quis então sair do chuveiro, as contrações não diminuíam mais, eram cada vez mais intensas e Bianca passou uma a uma, ela já estava pedindo cesárea, dizia que não ia conseguir e nós a todo momento dizíamos que ela conseguiria, que ela era forte, que era pelo bem do Léo e que logo passaria. A força e coragem dela voltaram. As 06:00hs da manhã chegou a médica plantonista que foi maravilhosa durante o trabalho de parto não interferindo e que entrou poucas vezes na suíte, mas o plantão dela acabava as 08:00hs e de repente ela diz: - Agora seu bebê precisa nascer, não podemos esperar mais, nós podemos colocar a ocitocina ou subimos pra a cesárea, o que você prefere? Voou esperar até as 07:00hs, depois disso vamos pra cesárea. Como a Sofia precisou ficar na UTI após o nascimento por causa da ocitocina ela ficou com muito medo e escolheu a cesárea. Ela ainda completou, você foi muito forte e não será menos mãe por fazer cesárea. Ficamos eu e a Ju ali torcendo pra ela sair da sala pra conversarmos com a Bianca sem ela, então a médica resolveu fazer um toque antes de mandar preparar a sala pra cesárea e BINGO! Não daria tempo de preparar a sala, ela saiu do quarto, a Bianca na banqueta de parto e o Sérgio ao lado se beijavam,
Foi lindo de ver a força da Bianca, o apoio do Sérgio que ficou todo o tempo ao lado dela, a integração do casal... O trabalho de parto da Bianca foi intenso, doloroso, principalmente pela cesárea anterior, ela não pariu apenas o Léo, ela pariu também a Sofia, ela resgatou seu não parto, ela se curou e descobriu uma força que ela não imaginava que tinha. Bianca e Sérgio, foi uma honra acompanhar vocês no curso e no parto, vocês foram maravilhosos, fortes, decididos e receberam a recompensa, uma experiência linda que ficará na memória pra sempre, uma recuperação rápida e um bebê lindo e saudável.
O Léo nasceu dia 06/02/2014 às 06:58 com 3.585kg e 51cm depois de 25 horas de TP com bolsa rota.
Parabéns Bianca e Sérgio, Bem vindo Léo! <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário