domingo, 22 de setembro de 2013

Alimentação infantil

Hoje não vou postar nada sobre parto, nem violência obstétrica ou gestação. Quero falar um pouco sobre a violência na alimentação infantil, sim, muitos alimentos eu considero uma forma de violência à criança, ela que não sabe o mal que faz pra si mesma, então cabe aos pais se preocuparem com isso. Minha intenção nesse texto, não é criticar pais, mas fazer com que pensem e repensem a forma como se alimentam e alimentam seus filhos, já que os hábitos da infância é o que se leva pra toda a vida!
Eu canso de ver bebês de 1 ano com mamadeira de Coca-cola, e eu penso: - Qual é a necessidade de oferecer algum tipo de refrigerante à uma criança que ainda não sabe o que é, que não pede, que não gosta, porque normalmente crianças não gostam de refrigerante na primeira oferta, então porque insistir? Faz bem? Não, não faz! Então porque induzir uma criança a gostar desde cedo de açúcar? Algumas pessoas devem estar pensando agora mesmo: - Ah coca-cola é coisa de louco, não se dá pra criança. Mas não é só a coca-cola que faz mal. Tem o maldito"Danoninho - Que vale por um bifinho" #SÓQUENÃO, bolachas recheadas, sucos industrializados. As vezes eu tenho pena de alguns pais, que compram ADES pensando que estão fazendo bem aos filhos, pois é ADES também não é bom, KAPO muito menos. Muitas pessoas acreditam realmente que esses alimentos são bons, saudáveis e fundamentais para a criança, mas é claro, ninguém faria uma propaganda falando dos malefícios de um produto né? O danoninho por exemplo, não é um iogurte como todos pensam, é um petit suisse que é um queijo fresco com um monte de porcarias, corante, açúcar, mais corante e mais açúcar... Uma pesquisa feita pela associação brasileira dos direitos do consumidor, apontou que o danoninho tem muito mais açúcar e corante do que se pensa, e que não tem a quantidade de vitamina e ferro anunciada!

Pesquisa Proteste sobre Petit suisse:

Açúcar demais, proteína de menos


Conforme apuramos em nosso teste, os petit suisse apresentam açúcar em excesso, o que é prejudicial à saúde das crianças, que acabam se acostumando ao paladar doce desde cedo. Se uma criança de 7 a 10 anos consumir um potinho, estará ingerindo 27% do limite diário máximo de açúcar de absorção rápida. Se tiver de 4 a 6 anos, 32%. Valor muito acima do ideal recomendado – no máximo, 10%.


Fonte de cálcio e outros minerais


Embora sejam fontes comprovadas de minerais e proteínas, os testes provaram que os petit suisse não contêm a quantidade de minerais declarada no rótulo. Os maiores problemas foram detectados nos teores de ferro e cálcio: as quantidades informadas no rótulo eram inferiores às realmente existentes no produto.


Já, sobre o leite de soja indico a leitura desse blog que é de um médico chamado Victor Sorrentino que com suas pesquisas e postagens contribuiu muito para as mudanças alimentares aqui de casa.

 http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/05/leite-de-soja-de-onde-veio-ideia-de-que.html

Numa pesquisa listando os 10 piores alimentos, em 2º lugar estava o refrigerante, e em primeiro adivinhem só? O refrigerante diet! É isso mesmo, a opção "saudável" é considerado o PIOR ALIMENTO PARA A SAÚDE! Recomendo também essa leitura

 http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/03/0-0-1-1104-6298-clinica-sorrentino-52.html

E principalmente, gostaria de compartilhar com vocês, o documentário "Muito além do peso" Todo pai e mãe devem assistir pelo menos 20 min desse documentário, então eu insisto, por favor, assistam! 









Eu sou mãe, e eu passei por um longo processo até descobrir os malefícios desses e outros alimentos, a Camille nunca experimentou refrigerante, mas eu tenho uma foto dela com alguns meses 3 ou 4 com a boca suja de danoninho que eu dei no bico. É, super alienada, acreditava que não fazia mal, que era exagero, achava engraçado, bonitinho. Na verdade, tinha a sensação de que ela crescia, a cada etapa que eu a fazia pular, parecia que ela era grande, independente, esperta. Uma sensação idiota na verdade, sem sentido. A gente erra por ignorância (no sentido de não saber mesmo), por isso é importante pesquisar, não é que não faz bem, é que faz mal de verdade. Semana que vem a Camille faz 2 anos, e ela não sabe o que é danoninho, bolacha recheada, refrigerante, eu aprendi a tempo, e no início foi bem difícil, a família não entende, não vê sentido, mas hoje todo mundo percebe que ela não pede, simplesmente porque se a criança não conhece, não é incentivada, ela não vai querer, ela vai gostar de outras coisas, e sempre vai preferir essas outras coisas! A alimentação consciente vale a pena, é pelo seu bem, bem de seus filhos, então pense e repense! 

Lembrando que o aleitamento materno é EXCLUSIVO até o 6º mês, e deve ser continuada até no mínimo 2 anos de idade!






Nenhum comentário:

Postar um comentário