segunda-feira, 17 de junho de 2013

É brincando que se aprende!

Já na vida intrauterina as crianças brincam com seu próprio corpo (boca, mãos, língua).
Os bebês pequenos brincam através de gestos e se conectando com o corpo da mãe. Assim vão conhecendo seu próprio corpo e percebendo sua existência fora do corpo da mãe.
Nessa brincadeira a criança também vai desenvolvendo a linguagem.
À medida que cresce, as brincadeiras se transformam em veículos de elaboração de processos internos, possibilitando que a criança assimile pouco a pouco o mundo exterior, o compreenda e se adapte a ele em um processo de amadurecimento psicológico.
Por isso é importante que todas as atividades próprias da criança sejam estimuladas para contribuir com seu processo de desenvolvimento e crescimento.
Como facilitar esse desenvolvimento?

- Colocar em palavras as manifestações do bebê, quando ele se expressa.

-Criar um diálogo, respeitando a hora do bebê “falar” (balbucio)

-Elogiá-lo quando adquire uma nova habilidade ou consegue fazer algo que estava tentando.

-Mencionar os nomes dos brinquedos e das coisas em geral.

-Imitar seus movimentos e gestos, com palavras.

- Ensinar o nome do bebê, olhando no espelho.

- Manter uma atitude atenta para as primeiras expressões verbais do bebê e estimular seu progresso como falante.
Brincar é uma atividade necessária para o desenvolvimento intelectual, emocional e social do bebê. A través das brincadeiras a criança começa a compreender as pautas sociais, as regras e as  formas de se comunicar e socializar com os outros. É fundamental que os adultos acompanhem e permitam esse processo, incentivando-o ao máximo.
A infância e suas brincadeiras são uma preparação para a vida adulta!

A capacidade criativa e lúdica se gesta desde antes mesmo do nascimento e deve ser “alimentada” pelos pais e adultos próximos ao bebê.

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